11/08/2017 às 12:24 Casamento

Fotografia autoral, saiba o que é isso.

1377
4min de leitura

Há algum tempo fotografia autoral não tinha tanta importância como hoje no mercado de casamento, quando comecei a trabalhar com eventos há +/- 12 anos atrás fotografar era apenas fazer o registro. Mas faz um tempo que isso vem mudando, as pessoas querem algo especial para o casamento delas, querem que as imagens realmente passem para quem estiver vendo o que foi aquele dia, como os noivos são, enfim que exale mais sentimento do que apenas um registro.

Hoje as noivas encontram dois tipos de empresas, as Produtoras, que são empresas com um volume muito grande de clientes, muitas vezes apenas por terem um nome grande e forte, pela quantidade de eventos que possuem por mês, eu por exemplo, comecei trabalhando como freelancer para algumas dessas mega produtoras, e todas as vezes apenas conhecia a noiva no dia do casamento, chegava me apresentando para ela naquela hora mesmo, as vezes no dia da noiva, ou somente falaria com ela na correria no carro antes dela entrar na igreja quando dava tempo, senão só na festa.Ai sempre vinha em mente: 

"Como irei conseguir fazer que as fotos fiquem mais naturais, mais bonitas se eu não tenho conexão alguma com esses noivos? Que muito provável as fotos que eles viram no dia não foram feitas por mim, ou se viram alguma minha, viram misturadas com outros tipos de olhares e conceitos diferentes de fotógrafos? "

Difícil de acreditar, mas muitas vezes esses noivos não estavam nem ligando para o material que seria entregue depois, ou pelo atendimento que eles haviam recebido, apenas se importavam com o preço que haviam pago e ainda quando a produtora era famosa, com o status que poderia trazer a eles citando o nome de quem foi contratado.

Buscar fotografia autoral para o seu casamento, é querer que seu casamento seja especial, que ele traga em imagens (Não importa se é foto ou filme) a essência do que você está sentindo naquele dia. É se identificar com as fotografias e filme, e ter certeza que será daquela maneira que você irá receber seu material, e senão daquilo para melhor. 

Para quem trabalha de forma autoral, esse conceito começa desde do primeiro bate papo com a noiva. A partir do momento que ela senta para conversar ou envia mensagem online, quem presta o atendimento é o fotografo/videomaker. Ele desde do começo se integra do que a noiva sonha, do que ela deseja e quais são seus medos, isso o faz perceber cada vez mais o que ela busca naquele dia.  

Quem não gosta de se sentir especial?   Ter algo especial como resultado de algo como o casamento que muitos sonham durante anos, juntando dinheiro, abrindo mão de muitas outras coisas pra realizar esse sonho, e chegar ao fim e ter qualquer registro desse dia, não ter aquela foto tão esperada, que você viu no dia da reunião da produtora, porque não foi o fotografo que foi enviado para o seu casamento que fez aquela técnica para a foto ficar daquele jeito.

Vou falar agora um pouco de como lidamos com isso aqui na Fatia do tempo...

Nós ouvimos de nossos noivos (Sim eu sou possessiva, uma vez minha noiva, sempre minha...kkkkk), "Nossa a gente se sente amigos de vocês", "Parece que nos conhecemos há anos", mas porque eu Camila e Rogério sempre queremos estar por dentro de tudo, queremos estar com os noivos desde do começo participando de tudo que é possível. Quantas vezes cheguei no dia da noiva para fotografar (Sim, porque faço questão de estar em todos) e a noiva me diz: "Nossa Cá, não via a hora de vocês chegar, com você aqui acho que vou me sentir mais calma, e melhor para curtir meu dia" e isso não é dito porque ela achava que eu não estaria lá com ela, mas sim porque ela tinha certeza que eu estaria lá, e que comigo ela poderia contar para o que precisar, que estava ali uma amiga fotografando o dia dela, não um prestador de serviço.

Estar em todos os casamentos que somos contratados é uma regra aqui na Fatia, não abrimos mão, fazemos apenas um casamento por dia, porque queremos estar em TODOS, quero estar lá para fazer aquela foto tão especial da vózinha e vôzinho entrando com a santa, pois eu lembro que no nosso primeiro bate papo, ou até mesmo no dia a noiva me disse da importância desses avôs na vida deles....Ou até mesmo fazer aquela foto tão linda como ai do lado, onde a mãe beija a aliança da noiva que havia acabado de se casar, abençoando essa união.

E também aquelas fotos espontâneas, que todos vem nas mídias sociais como as mais curtidas e mais desejadas pelas noivas. 

Essa relação mais intima com o fotografo tem relação direta com isso, você estar a vontade e ter conexão com quem está lá com você passando o dia inteiro, trás mais tranquilidade e tira a timidez de muita gente, porque é impossível pessoas que não são modelos e não fizeram curso para isso terem fotos naturais, sem serem naturais....E essa é uma busca incessante aqui da Fatia, buscar a essência de cada casal, porque cada casamento é único, cada casal tem as suas peculiaridades e não tendo conexão com os noivos fica praticamente impossível conseguir fotos mais leves.

Todos que contratam para o casamento Fotografia e Filme autoral, não se arrependem. Sempre dizem que o valor embutido a partir do momento da contratação, até a finalização do serviço valeu qualquer preço. Pois hoje eles sabem que essas fotos e filme serão vistas por gerações e gerações, e todos terão o prazer de reviver aquele dia com eles, mesmo talvez eles não estando mais aqui para contar cada detalhe.

11 Ago 2017

Fotografia autoral, saiba o que é isso.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento Fatia do tempo Filmagem de casamento Filme de casamento Fotografia autora Fotografia de casamento Fotografo de casamento Fotografo São Caetano do Sul Fotografos Trailer de casamento

Quem viu também curtiu

17 de Abr de 2020

13 maneiras de economizar no seu casamento

15 de Ago de 2021

5 Dicas para garantir as melhores fotos no dia da noiva.

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp